Emoção vs Dor
![](https://static.wixstatic.com/media/b6ff35_cada934487354d0e9e851f6676d47041.jpg/v1/fill/w_506,h_584,al_c,q_80,enc_auto/b6ff35_cada934487354d0e9e851f6676d47041.jpg)
O nosso corpo é fantástico e quase mágico. Mas, acima de tudo, é sábio. Muitas vezes sabe como cuidar dele melhor do que nós cuidamos, tanto física como emocionalmente. As nossas emoções afetam a nossa saúde física da mesma forma que nosso estado físico afeta a nossa saúde emocional: não as podemos separar. É por isso mesmo que o stress às vezes se manifesta em forma de enxaquecas, dores de cabeça, gastrite, colite ou artrite, entre outros problemas físicos. Isso não quer dizer que nosso corpo não está a fazer o seu trabalho, pelo contrário: quando não lidamos com as nossas emoções de maneira eficaz, o nosso corpo faz o trabalho de tentar corrigir o problema de alguma forma, muitas vezes, fá-lo a nível físico. Somatização é o nome dado às dores que não têm origem física mas emocional. É de ressalvar que este termo se usa quando a pessoa foi ao médico e exames feitos comprovaram que não há uma explicação física para o problema.
Encontre uma relação entre a emoção e a dor
Comece a tomar nota de quando ocorre a dor e a relação que tem com o que está a acontecer ao seu redor. Por exemplo, se tem dores de estômago dias depois de ter se sentido triste ou revoltado, considere que talvez não seja coincidência e que você não tenha lidado com essas emoções adequadamente, por isso o seu corpo está a tentar expelir o que realmente está dentro de si. É importante que primeiramente se identifique quais são as emoções que causam reação corporal.
Aprenda a lidar com suas emoções
Como identificou as emoções que está a tentar ignorar, é importante que não fuja delas, mas que as confronte e se acostume a senti-las. Quando perceber uma emoção que não gosta de sentir, procure um lugar tranquilo, sente-se, respire e lembre-se que não vai sentir-se assim para sempre e que é apenas humano e que está a experiênciar emoções. As suas emoções podem ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo se você o permitir.
Procure ajuda profissional
Se tiver, por exemplo, experienciado um trauma: A somatização é muito comum quando se experienciou um trauma grave, seja ele sexual ou físico; não é foro do comum sentir dores pelo corpo todo ou nos orgãos genitais, uma vez que estão diretamente associados ao trauma. Nestes casos tentar lidar sozinho com as emoções não é suficiente, vai necessitar de ajuda profissional. Só você pode saber se precisa dessa ajuda e o grau do trauma que sofreu, pois tanto o trauma emocional quanto as dores físicas não irão embora por elas. As dores corporais que têm origem emocional não devem ser ignoradas ou consideradas algo de pouca importância. A sua saúde emocional é tão importante quanto sua saúde física. Lembre-se que ambas estão intimamente relacionadas. Reserve um tempo para aprender a controlar suas emoções e nunca se dê por vencido. A sua saúde emocional e física irão agradecer.
Bodhisattva Reiki