Consciência sobrevive à morte do corpo – Nova pesquisa confirma
![](https://static.wixstatic.com/media/b6ff35_d13169af9e954fde89677d420af039cf.jpg/v1/fill/w_680,h_321,al_c,q_80,enc_auto/b6ff35_d13169af9e954fde89677d420af039cf.jpg)
A maior questão de todos os tempos pode muito bem ser,'o que nos acontece quando morremos? Enquanto muitos indivíduos, religiões e tradições espirituais chegam às suas próprias conclusões sobre a natureza, cada vez mais duradoura da alma, é preciso uma grande dose de fé para ter a certeza sobre a vida após a morte.Para a mente científica, a questão parece um pouco mais como, 'o que acontece com a consciência humana após a morte clínica?
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, recentemente conduziu um dos maiores estudos sobre o que acontece com a consciência após a morte. A conclusão: Nós ainda não sabemos o que acontece, mas a consciência e a sensibilização parecem permanecer por algum tempo após a morte física, o que sugere que a consciência e o corpo estão entrelaçados como atores de alguma forma, e que pode desvendar e seguir caminhos separados depois do que nos referimos como morte.
"A evidência até agora sugere que nos primeiros minutos após a morte, a consciência não é aniquilada. Se ela desaparece depois, não sabemos, mas logo após a morte, a consciência não está perdida. Sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração parou de bater. Mas, neste caso, consciência parece ter continuado durante até três minutos para o período em que o coração não batia, apesar de o cérebro tipicamente desligado por um periodo de 20-30 segundos após o coração foi interrompido. Isso é significativo, uma vez que muitas vezes tem sido assumido que as experiências em relação à morte são alucinações ou ilusões provavelmente, ocorridas quer antes que o coração pare ou depois que o coração foi reiniciado com sucesso. Mas não é uma experiência que corresponde a eventos 'reais' quando o coração não está batendo. Além disso, as lembranças detalhadas de consciência visual neste caso foram consistentes com eventos verificados ".
Os cientistas admitem que ainda não se sabe tudo o que acontece com a consciência humana após a morte, mesmo que o estudo evidencie concretamente
que uma parte de nossa consciência é capaz de sobreviver, pelo menos nos primeiros minutos de morte corporal, e manter a consciência suficiente para observar de alguma forma o corpo clinicamente morto, enquanto se aguarda a reanimação.
A pesquisa é um indício científico de que a consciência sobrevive à morte clínica, e, embora nem tudo seja conclusivo, o estudo certamente abre a porta para uma compreensão crescente da relação entre o corpo eo espírito. O ponto de singularidade entre ciência e espírito pode estar a aproximar-se mais rapidamente do que nunca.