Alterações Neurobiológicas explicam como a MEDITAÇÃO consciente melhora a saúde
Durante a última década, a meditação consciente (mindfulness) foi utilizada para melhorar uma ampla gama de resultados na saúde e doença, tais como retardando a progressão do HIV e o envelhecimento saudável. No entanto, pouco se sabe sobre as mudanças no cérebro que produzem esses efeitos benéficos à saúde.
Uma nova pesquisa da Carnegie Mellon University proporciona uma janela para as mudanças no cérebro que apontam o treino de meditação consciente (mindfulness) com a saúde em adultos stressados. Publicado em Biological Psychiatry, o estudo mostra que o treino de meditação consciente (mindfulness), em comparação com o treino de relaxamento, reduz a Interleucina-6, um biomarcador inflamatório, em alta tensão, em adultos desempregados.
Os benefícios biológicos relacionados com a saúde ocorrem porque o treino de meditação consciente (mindfulness) altera fundamentalmente padrões de conectividade de rede funcionais do cérebro e as mudanças cerebrais estatisticamente, explicam as melhoras na inflamação.
"Nós temos visto que o treino de meditação consciente (mindfulness) pode reduzir biomarcadores inflamatórios em vários estudos iniciais, e este novo trabalho traz uma nova luz no que o treino da mente pode fazer para o cérebro produzir esses benefícios", disse David Creswell, principal autor e associado professor de psicologia na Dietrich Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Por Shilo Rea
Adaptação e tradução Kamali Tarot / Reiki