Os Mandamentos Zen
![](https://static.wixstatic.com/media/b6ff35_a81eb98624714070ae95de5df0624ba3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b6ff35_a81eb98624714070ae95de5df0624ba3~mv2.jpg)
Na filosofia Zen, não existe o conceito de pecado. Nada é certo ou errado. Mas comunidades Zen assumem uma série de compromissos, mandamentos, que juram seguir.
Esta é uma escolha livre e não julga ninguém
Estes compromissos surgem naturalmente como a única maneira de encontrar a verdadeira felicidade.
Eles são muito semelhantes aos mandamentos cristãos, a diferença é que eles não são uma obrigação, mas uma opção que vai nos ajudar a ser felizes, do ponto de vista da iluminação.
Estas disposições podem variar de comunidade ou escola Zen.
1- NÃO MATAR
É o princípio básico.
Tudo faz parte do mesmo universo, de tudo, nós compartilhamos a mesma energia. Somos um todo que tem sido artificialmente separado por criar identidades fictícias. Esta é a razão pela qual em algumas comunidades ou escolas Zen não pode matar os animais, e até mesmo recusar-se a comê-los, adotando o vegetarianismo.
Mas isso não é um padrão fixo.
Não se pode infligir dor ou a morte de um animal, mas pode, se desejar, comprar carne de animais que mataram outros.
Para ser seguidor Zen não é obrigatório ser vegetariano.
Nem eles podem matar insetos.
Esta disposição vai além de simplesmente não matar outras vidas. Isso também significa respeitar a vida, defendê-la, fazer todo o possível para evitar qualquer sofrimento entre aqueles que nos rodeiam.
2-NÃO ROUBAR
Esta é uma regra lógica.
Ambição é a fonte de insatisfação, porque nunca terá tudo o que quer e deseja
Roubar causa sofrimento aos outros e prejudica o ladrão.
Esta máxima também se aplica a qualquer atividade que pode cobrar mais por algo que custa menos.
Também se aplica à natureza. Os recursos da Terra estão a ser utilizados de forma respeitosa e ecológico. Qualquer abuso é interpretado como roubo e coloca os mesmos problemas como alguém roubar a riqueza.
3-NÃO MENTIR
As mentiras e cusquices são uma fonte de dor e, portanto, os praticantes do zen abstêem-se. Eles procuram acesso à verdade final que é a iluminação.
Há também o conceito de dizer a verdade, para ajudar aqueles que precisam encontrar o caminho da sua espiritualidade, para erradicar a ignorância e se livrar da dor.
4- Não praticar uma vida sexual INADEQUADA
O objectivo não é ferido.
A ideia básica é que o sexo é uma demonstração de amor pelo outro, e nenhuma auto-satisfação. Quanto mais você dá, mais você recebe.
Ter relações sexuais com uma pessoa casada, por exemplo, pode fazer sofrer todos os envolvidos, por isso, devemos evitá-lo.
Também renunciam a todas as práticas que envolvam a exploração sexual, incluindo a pornografia, a prostituição, etc.
5-Não abusar de substâncias tóxicas (álcool, drogas, ETC.)
O estado de consciência que é alcançado em Zen é maior do que o habitual.
Por outro lado, perder o auto-controlo pode conduzir a actos que causam dor com os outros.
6-Tempo e Dedicação
É muito difícil estabelecer regras específicas sobre o tempo que deveria ser dedicado à meditação Zen. Nós devemos tentar praticar em quase todas as atividades diárias.
Em vez disso, os "zazen" sentam para meditar, é preciso tempo.
Recomenda-se tomar diariamente algum tempo para praticar. O tempo "zazen" é relativo, já que cada Mestre marca suas regras.
7-Paciência conduz à iluminação.
Muitos praticantes ocidentais de Zen tendem a ser impacientes e esperam resultados rápidos, não recebem e ficam frustrados. Isso vai contra todos os princípios do Zen. Você não pode esperar obter algo em troca. Só tem que relaxar e siguir as instruções e esperar.
A coisa mais importante é a prática diária.
É como se estivéssemos treinando nosso corpo, precisamos de vontade e perseverança para chegar a perceber os resultados que levarão a paz de espírito.
Não só é importante a meditação "zazen", mas também para aplicar os conhecimentos adquiridos em tarefas rotineiras; ter posturas corretas e estado mental semelhante ao alcançado durante a meditação.
Num primeiro momento, isso parece muito difícil, mas com a prática continuada acabará por ser natural e espontaneo.
Tradução e Adaptação Kamali Tarot/Reiki
Fonte: Sabiens